A Princesa Milionária de Moçambique...





Valentina Guebuza,
a Princesa Milionária de Moçambique


Coincidências, o tanas. Isto é tudo farinha do mesmo saco.
São, realmente, pequenas muito espertas e trabalhadoras, como elas próprias esclarecem.
Só que mais esclarecidos ficamos nós.
Esta lavava a louça, a outra vendia ovos mas não diz de quem eram.
Ah, mas que meninas prendadas...

Maputo (Canalmoz) – A revista FORBES, especializada em matérias sobre a riqueza das celebridades mundiais, dedica na edição deste mês de Agosto um trabalho de três páginas sobre a riqueza da filha do Presidente da República, Armando Guebuza, a famosa Valentina da Luz Guebuza. Com o título “VALENTINA DA LUZ GUEBUZA – THE MILLIONAIRE PRINCESS”, ou seja, a princesa milionária a revista FORBES editada nos Estados Unidos da América fala das empresas da família Guebuza geridas pela jovem Valentina e ao longo do texto compara a filha de Guebuza à filha do presidente de Angola, Isabel dos Santos, também conhecida pela sua riqueza absoluta.

A revista apresenta Valentina Guebuza como uma jovem “empreendedora”, que ganhou a riqueza com o trabalho. O texto é assinado por Emanuel Novais Pereira, introduz a filha do chefe de Estado moçambicano como “uma das maiores actoras da economia crescente de Moçambique”, diz que “Valentina tem “apenas 32 anos”, mas “é gestora da empresa da família (Guebuza) a ‘Focus 21’ ”, representando por isso “uma nova classe de empreendedores: jovem, profissional e rica”.

Segundo a revista FORBES, desde 2006 (quando Guebuza já era chefe de Estado), Valentina começou a dirigir o grupo empresarial da família Guebuza, a ‘FOCUS 21’ , que são negócios avaliados em 5 milhões de dólares norte-americanos. O grupo FOCUS tem interesses em diversas áreas, desde comunicação, consultorias, logística, exploração mineira.

Em declarações à FORBES, Valentina Guebuza diz que a empresa da família surgiu há duas décadas, mas reconhece que nos últimos anos firmou negócios lucrativos. Cita-se na revista parcerias da empresa da família Guebuza com as ‘Cervejas de Moçambique’ e com a ‘Star Times Internacional’ para a constituição da Star Times Moçambique, que tem Valentina Guebuza como Presidente do Conselho de Administração.

Na Reportagem, Valentina Guebuza conta a história de uma infância humilde e de uma jovem que foi trabalhadora da classe baixa.

Quanto à infância, diz que jogava futebol e ajudava em trabalhos domésticos em casa como “lavar a loiça”.

Diz que enquanto estudava engenharia civil, foi trabalhando num restaurante, e também secretária e no último ano do curso iniciou uma consultoria numa empresa de consultoria em engenharia civil onde ganhou a experiência prática da área.

A filha do chefe de Estado não menciona o restaurante onde trabalhou, não diz também em que empresa foi secretária. Ao longo da Reportagem,Valentina foi mencionando a sua “história de sucesso” e do seu reconhecimento internacional em fóruns internacionais como a participação na última reunião G20, e no “Fórum dos Líderes do Amanhã”, eventos que aconteceram quando o pai de Valentina já era chefe de Estado.

Por fim, a revista FORBES faz comparação do “empreendedorismo” da filha de Guebuza com o da filha de José Eduardo dos Santos , Isabel dos Santos . (Redacção)


 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O mundo é seu !!!

Homenagem às Mulheres

Estamos sempre a tempo de...